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O Brasileiro no teatro musicado português – duas operetas paradigmáticas

Este estudo analisa duas operetas escritas no Porto e de assinalável sucesso popular – O Brasileiro Pancrácio (1893) e Os Poveiros (1921) – cujos protagonistas representam dois tipos de brasileiro de torna-viagem com inevitáveis similitudes mas de índole distinta. O primeiro persevera no estereótipo veiculado pela literatura portuguesa oitocentista: originário do Minho, humilde, com pouca instrução mas honesto, regressa rico na meia-idade após prolongado período de emigração, investindo o seu dinheiro na terra natal em benfeitorias diversas, pelo que é recompensado com os inevitáveis títulos honoríficos. A segunda personagem representa um tipo de retorno diverso: regressa ainda jovem por razões patrióticas, isto é, recusou a nacionalização brasileira que a lei exigia e prefere o repatriamento com honra mas sem dinheiro; assume foros de herói nacional que coloca o orgulho de ser português à frente de qualquer ambição material. Duas personagens de brasileiros distintos mas simultaneamente idênticas: ambas idolatradas no regresso a casa, uma porque representa a possibilidade de investimento e progresso, a outra porque, em tempos de crise nacional, representa a esperança na regeneração da pátria, mesmo abatida.

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18 páginas
01-01-2007
2007
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