CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Apresentação

O CEPESE - Centro de Estudos Políticos, Económicos e Sociais é uma nova unidade de investigação na área dos estudos políticos dos humanitários, em estreita conexão com os cursos de Ciência Política e Estudos Humanitários da Universidade Fernando Pessoa (UFP).

sala cepese.jpg

Esta unidade de I&D reestrutura o antigo CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, que tinha como área científica principal a História, embora já abrangesse áreas complementares como as Relações Internacionais, Psicologia, Sociologia e Demografia. A instituição de gestão é a Associação CEPESE, que mantém a designação anterior, mas criou uma nova Unidade de I&D, agora tendo área principal a Ciência Política. O nosso projeto visa construir uma unidade de I&D inovadora, com os seguintes objetivos:

1. Desenvolver investigação em Ciência Política dirigida a tópicos emergentes com implicações teóricas e práticas no desenvolvimento de investigação política de ponta;
2. Desenvolver investigação aplicada na área emergente e em rápida evolução dos Estudos Humanitários, articulando teoria e prática, posicionando-se numa plataforma transdisciplinar especialmente rica, estabelecendo pontes entre a Ciência Política e os estudos jurídicos, outras ciências sociais e estudos de saúde e gestão, para citar os principais campos.
3. Capitalizar a longa experiência do CEPESE na investigação de âmbito local, nacional e internacional da história política, beneficiando tanto da visão particular dos estudos sociais diacrónicos quanto da inserção profundamente enraizada do CEPESE na comunidade local (autoridades políticas locais, redes da sociedade civil) e sua extensão internacional através de parcerias de longa data.

O CEPESE organiza sua investigação com base em Áreas Temáticas de Investigação.

Com referência ao objetivo 1, focamos em áreas temáticas selecionadas nos estudos políticos:

i) Governança e democracia: Esta área acomoda uma perspectiva multinível dos sistemas políticos e atualmente cobre projetos sobre a União Europeia, democratização na Ásia e em Portugal, sistemas políticos da CPLP, e sistemas de governança e informação.
ii) Capitalismo e sustentabilidade: Esta área cobre pesquisa sobre a (in)compatibilidade entre capitalismo e sustentabilidade, e depende da interação entre membros cujos perfis acadêmicos cruzam política com economia.

Com referência ao objetivo 2, visamos conectar estudos políticos e humanitários. É nossa ambição fortalecer a pesquisa aplicada específica em estudos humanitários, um campo relativamente ausente no cenário português.

iii) Direitos humanos e estudos humanitários: Esta área visa estudar e promover boas práticas no trabalho humanitário e padrões humanitários, em estreita conexão com redes acadêmicas e ONGs.
iv) Segurança humana: conflitos e desastres; saúde, segurança alimentar e bem-estar: Esta área temática visa conectar abordagens teóricas com orientação prática e experiência de campo sobre segurança humana, reunindo equipes multidisciplinares e promovendo uma rede internacional.

Com referência ao objetivo 3, nosso plano continua a tradição de pesquisa do CEPESE no campo da história política e tópicos conectados de patrimônio, memória e identidade.

v) Migração: do passado ao presente: Pretendemos desenvolver dois projetos, um sobre o patrimônio construído dos emigrantes portugueses que retornaram do Brasil, em parceria com municípios e com o objetivo de promover boas práticas na preservação e promoção do patrimônio cultural. O segundo projeto aborda migrações de e para o Brasil, passado-presente, e é um seguimento de pesquisas anteriores no âmbito do projeto REMESSAS.
vi) História política contemporânea: Continuamos nossa tradição de pesquisa na história política contemporânea portuguesa, estudando especialmente as elites políticas contemporâneas portuguesas como seguimento de estudos anteriores.

a Identidade, Memória e Património Cultural, nomeadamente de matriz portuguesa, bem como as migrações e os seus impactos na história, património e cultura, cruzando estudos de História Contemporânea com Ciência Política, buscando referências de investigação histórica com aplicabilidade internacional e impacto na sociedade atual.